#ficaemcasa | Filipa Carneiro

Os modelos da Nionoi – Filipa Carneiro já têm fãs por todo o mundo (sabiam, por exemplo, que o tutorial da camisola Cascata, feita com o fio Alfama da Rosários 4, já foi traduzido até para mandarim?). E não é por acaso: têm sempre o factor “q.b.”: “que bonitos” e “que bem explicados” – e em português!

E bem bonito também será o xaile de Santo António deste ano – porque ainda que as rotinas tenham mudado, as tradições têm de ser mantidas. E esta é uma das nossas tradições favoritas, que começou em 2017: no dia 13 de Junho lançamos, com a Filipa, um novo modelo de xaile. E o de 2020 já está quase a sair das agulhas.

OS PROJECTOS

Estou a trabalhar no xaile de Santo António, que este ano será em Madragoa – estou a adorar trabalhar com este fio, que tem um toque muito leve e macio.” Está então revelado o fio que escolhemos para o xaile deste ano – Madragoa, 100% seda.

“é a primeira vez que faço uma peça assim, sem muitas regras e ao sabor da imaginação”

Sobre este novo modelo e o método criativo, conta-nos a Filipa: “Em tempos de incerteza é bom poder trabalhar num projecto de Verão e sonhar com dias quentes, solarengos e cheios de passeios ao ar livre. Para este xaile resolvi arriscar e vou tricotando ao sabor da imaginação, sem grandes planos e sem ter todo o trabalho definido. É a primeira vez que faço uma peça assim, sem muitas regras e ao sabor da imaginação, e está a ser uma experiência muito divertida e libertadora. Todos devíamos tentar algo assim alguma vez, tricotar ao sabor do ritmo das agulhas!”. Que boa ideia, Filipa!

O FIO

Leve e muito suave – são estas as características mais destacadas por quem o trabalha com o Madragoa – tanto em tricot como em crochet. E há cores novas na colecção de 2020!

E ainda…

Mas há mais novidades – e esta será sem dúvida uma surpresa para o Outono: “Também estou a trabalhar no projecto com o fio de tapeçaria – um projecto tão colorido que é perfeito para manter o bom humor. Claro, tudo isto entre muitos jogos e alguns trabalhos de casa, que numa casa com crianças nunca há aborrecimento.

Podem tomar nota na vossa agenda de tricot, pois este será o projecto do próximo Outono.

7

comentários

  • Isabel Rodrigues

    Parabéns Filipa.
    Explica as receitas muito bem e para todos – saibam muito ou pouco de tricô.
    Costumo ver e experimentar os trabalhos dos seus vídeos e recorro a eles quando preciso de uma técnica em inglês.
    Obrigada
    Isabel
    P.s. Não consigo inscrever-me neste blog. O 1• e-mail não chega a minha caixa de correio

      Responder
  • A filipa alem do seu sorriso lindo .
    E linda no que faz😆 sei
    fazer trico …
    mas as tecnicas dela, a forma como explica, e top o que me fez apaixonar pela vossas las 😆mas ninguem me responde se enviam pelo correio.ou qual a loja mais perto da maia
    Ja fiz os sapatinhos e ja enviei para a filipa.

      Responder
    • Olá!
      Obrigado pela sua mensagem. Uma vez que a Rosários 4 não faz venda ao público, recomendamos que adira ao nosso grupo Preciso de um Novelo Rosários 4, onde poderá encontrar lojas que vendem os nossos fios (basta fazer uma publicação indicando o fio Rosários 4 pretendido – e as lojas que o tenham em stock entram em contacto): https://www.facebook.com/groups/novelorosarios4/

        Responder
  • Luísa Veríssimo

    Olá Filipa,

    Sempre adorei tricot mas nunca tive uma avó ou mãe para me ensinar.
    Nasci em 1974 e com 12/ 13 anos já espreitava as senhoras mais idosas a fazer os seus trabalhos e depois tentava fazer eu, isto numa altura em que não havia internet.
    Descobri recentemente o site da Rosários 4 e os seus vídeos que adorei e explicam tudo muito bem.
    Amei as Mitenes Bulky Light mas queria ter acesso ao esquema para tentar fazer, nomeadamente da mão esquerda que não explica no vídeo…
    Podem enviar-me?
    Muito obrigada e parabéns pelo vosso trabalho!

      Responder
  • MARIA CRISTINA PAIVA

    Como posso adquirir o esquema 254 Marvila? o disponibilizado, XS, é para um tamanho 36? ou 34?

    Muitíssimo obrigada. Fiquem bem.

      Responder

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carrinho

Temos novidades para si. Subscreva a nossa newsletter.