#ficaemcasa | Fátima de Haan

FÁTIMA DE HAAN – Tertúlia do Felt

Muitos conhecem a Fátima de Haan pelos seu trabalho em felting, tendo lançado até um livro dedicado a este tema: Faz de lã. Mas o tricot também faz parte do dia-a-dia da Fátima, para quem estas actividades são muito mais do que um passatempo – são “magia, e terapia”.

O PROJECTO

E o que tem andado a Fátima a tricotar nestes dias?

Acabei de tirar das agulhas este colete Matrix, usando a técnica de tuck stitch do livro de Nancy Marchant. Um colete que demorou 3 semanas a tricotar.” A peça, que foi criada pela própria Fátima, parece mais complicada do que é na verdade – “Só precisa de atenção constante.

O FIO

Para este projecto usei o fio Nanny, em tons de vermelho escuro e branco, para fazer grande contraste. Contudo, ficará perfeito com qualquer outras cores ou tons de contraste.

Foram duas as razões que levaram a Fátima a escolher este fio; em primeiro lugar, “tinha a espessura e a consistência de que precisava para este tipo de técnica”; para além disso, “dada a circunstância de não poder sair de casa – tenho mantido a quarentena, para o bem de mim em particular, e de todos, em geral – abri a minha caixa de fios soltos e resolvi conjugar estes dois tons.” Uma óptima sugestão para quem está em casa: não só organiza os novelos, como ainda fica com uma peça nova para usar ou oferecer.

AS TÉCNICAS

Para criar e tricotar este modelo, a Fátima usou “a técnica de tuck stitch, do livro de Nancy Marchant. Um livro que faz parte da minha biblioteca tricotiana e que tantas vezes consulto, para me inspirar em novos projectos.”

E para rematar, a Fátima deixa-nos esta boa notícia: “Em breve o esquema deverá estar disponível para publicação.

0

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

TEMOS NOVIDADES PARA SI. SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER