#knitforahappierworld
#tricotarnasoleira
No dia 12 de Fevereiro, iniciamos um TJ/KAL, para tricotarmos juntos o modelo perfeito, em todos os sentidos, para estes tempos de #ficaremcasa – os caturnos.
Criados pela Filipa Carneiro com o fio Zelândia Grosso da Rosários 4, estas meias grossas têm a inspiração nos tradicionais caturnos, meias feitas em lã. Numa altura em que passamos mais tempo em casa, ganhamos a disponibilidade para tricotar e, no final, também umas meias aconchegantes para usar.
E tal como as mulheres de Alvite, que não tricotavam sozinhas (juntavam-se no soalheiro, no Inverno, e na soleira da porta, no Verão), também vamos despertar a vertente mais social deste projecto e convidar o público a juntar-se a nós, para tricotarmos todos juntos os caturnos. Temos saudades dos encontros, das partilhas e da conversa fiada ritmada pelo bater das agulhas, por isso esta tarde juntamo-nos na soleira do computador e montamos malhas para um novo projecto, com inspiração na tradição e alma portuguesa.
A cada sexta-feira, lançamos no directo #knitforahappierworld as pistas para tricotar os caturnos. Tomem nota das datas:
12 de Fevereiro – 1.ª parte
19 de Fevereiro – 2.ª parte
26 de Fevereiro – 3.ª parte
Após cada directo, as instruções ficam disponíveis para download aqui.
Actualização | 11/11/2021: ficheiros disponíveis para download clicando nas datas acima.
Os vídeos #knitforahappierworld são transmitidos à sexta-feira, às 17h, no canal de youtube da designer Filipa Carneiro. Quem não conseguir ver em directo, pode ver em qualquer altura aqui.
Os caturnos são tricotados com o fio Zelândia Grosso. Para ver a lista completa de materiais necessários, basta visitar a página do projecto, aqui.
Raquel Miriam Manuel de Freitas Valadão
Boa noite. Estou a tricotar os Caturnos e está a ser uma experiência muito enriquecedora. Estou a tricotar o tamanho S/M e já cheguei ao fim das carreiras de diminuições. Fiquei com as 38 malhas indicadas, no final da pista 1: 12 malhas numa agulha e 26 malhas noutra. Na última sexta-feira, a Filipa mostrou durante o direto que agora seria para tricotar metade das malhas que estão nas agulhas, fez a contagem de 20 malhas. A minha dúvida: se fico com 38 malhas após as diminuições, como é que posso ter 20 malhas de um lado e outras 20 do outro? Ou devo redistribuir as malhas ficando com 20 de um lado e 18 do outro? Peço desculpa Pelo incómodo. Muito obrigada.
Ligia Fernanda
Quero muito essa receita
The Real Person!
Olá!
As instruções estão disponíveis na página do projecto, aqui:
https://rosarios4.com/montra/caturnos-zelandia-rosarios4/