Novos fios Rosários 4 para o Outono/Inverno 21/22

Quais são os novos fios #Rosários4 para o Outono/Inverno? Que peças posso fazer com estes fios? E que cuidados devo ter com as fibras? Para saber mais sobre estas novidades, preparámos um artigo com amostras, dicas e sugestões, que vão ajudar a planear os seus modelos para este Outono/Inverno.

 

MILFONTES

80% lã extra fina | 20% poliamida

Características

Fio com volume, muito leve, com uma composição nobre (80% lã merino extra fina superwash). Ao ser trabalhado, o fio não abre, sendo por isso fácil de tricotar e um fio bom para principiantes. Apresenta uma excelente definição de ponto.

Que tipo de trabalho/peças posso fazer?

Este fio colorido tem uma variação de cores muito curta, o que significa que as cores vão mudando rapidamente. É, por isso, um óptimo fio para aqueles trabalhos em que queremos mudar de cor com frequência – com a vantagem de, no final, não ter muitas pontas para rematar.

Milfontes é um dos novos fios Rosários 4 para o Outono/Inverno.

 

Sugestões: utilize este fio para fazer rosetas/grannies em crochet, ou peças grandes (camisolas, casacos, etc.) em tricot, pois manter-se-ão leves.

O que ter sempre em conta?

Como este fio tem muito volume, ao ser lavado – e enquanto está molhado – perde o ar, ficando mais achatado (e até pode parecer esticado). Mas podem manter a calma, porque quando seca volta ao seu volume normal. 😉

Consultar cartaz de cores aqui.

 

MONCHIQUE

63% alpaca | 37% poliamida

Características

Fio com volume e muito leve. Apresenta alguma elasticidade, o que faz deste fio uma óptima opção para trabalhos em que a elasticidade é um requisito ou uma vantagem. Tem boa definição de ponto e um cartaz que convida a fazer peças combinando várias cores.

Que tipo de trabalho/peças posso fazer?

Pela sua leveza, torna-se numa excelente opção para peças grandes, como casacos ou camisolas, ou em crochet, sem que se tornem pesadas.

O que ter sempre em conta?

Como este fio tem muito volume, ao ser lavado – e enquanto está molhado – perde o ar, ficando mais achatado (e até pode parecer esticado). Tal como o Milfontes, volta a adquirir o volume original assim que seca.

 

MONSANTO

92% lã | 8% acrílicoCaracterísticas

Fio matizado, bastante colorido, com transição suave entre cada cor. É um fio tipo mecha, com pouca torção, para uma maior leveza e volume. Cada novelo de 100g tem 260m.

Que tipo de trabalho/peças posso fazer?

Os fios coloridos são óptimos para xailes e este não é excepção. Antes pelo contrário, pois tem uma característica muito importante: a transição entre tons é em degradé, não se sobrepondo ao design do xaile, tornando assim as peças ainda mais bonitas.

Sugestões: xailes, cachecóis, golas e outros acessórios.

O que ter sempre em conta?

É um fio tipo mecha com pouca torção, para manter o volume e a leveza, o que significa que, ao ser tecido (e dependendo da forma como é trabalhado), por perder torção e, como consequência, perder resistência à tensão que é aplicada durante o processo.

 

Recomendação: se tricota à portuguesa, recomendamos que utilize um alfinete de peito para tricot, retirando assim o fio do pescoço (onde é sempre aplicada maior tensão e desgaste).

Consultar o cartaz de cores aqui.

 

MONTEMOR

70% lã | 30% alpaca

Características

Fio matizado, de tons suaves, com transição gradual, em degradé, entre cada cor. Apresenta uma composição nobre, 100% fibras naturais (lã e alpaca).

Que tipo de trabalho/peças posso fazer?

As cores e a transição entre as mesmas convidam a fazer peças de vestir, como casacos ou camisolas. A definição de ponto é muito boa, pelo que até com um simples ponto jersey este fio vai resultar muitíssimo bem.

O que ter sempre em conta?

Montemor é um fio de fibras naturais, pelo que a lavagem e secagem deste fio deve ser sempre respeitando as característica do mesmo, para não danificar as fibras. Neste, e em qualquer outro fio, use sempre sabão/detergentes neutros ou próprios para as fibras em questão, evitando os detergentes mais convencionais (habitualmente disponíveis em supermercados), e que podem conter substâncias não aconselhadas na lavagem de lãs ou peças feitas à mão.

Consultar o cartaz de cores aqui.

 

AMOR-PERFEITO

50% lã | 50% acrílico

Características

Fio básico, versátil, que combina o conforto da lã com a resistência da fibra acrílica. Apresenta uma óptima definição de ponto, resultando lindamente com pontos simples, como jersey ou jarreteira, mas também em torcidos.

O cartaz apresenta 30 cores, que podem ser facilmente combinadas para criar peças coloridas.

Que tipo de trabalho/peças posso fazer?

Pela sua versatilidade, pode ser usado nas mais variadas peças: roupa de vestir, como camisolas e casacos, todo o tipo de acessórios, mantas, almofadas, e muito mais. Prevê-se que seja um dos favoritos para tricotar, no próximo Outono/Inverno, os já famosos caturnos. 😉

O que ter sempre em conta?

Este fio pode ser lavado à máquina – mas atenção: respeitando as instruções indicadas na etiqueta (lavagem delicada, temperatura não superior a 30º). Apesar de ter acrílico, tem também uma percentagem igual de lã, pelo que deve ser tratado com cuidado.

Para salvaguardar ao máximo as fibras, a nossa recomendação é sempre esta: se fez uma peça à mão lave-a também à mão! 😉

Consultar o cartaz de cores aqui.

 

E para finalizar, uma curiosidade:

Repararam que as amostras em #tricot têm umas laçadas que formam uns buracos logo nas primeiras carreiras? Estas laçadas têm uma função muito útil, que com toda a certeza vos vai ajudar na organização do vosso trabalho. Para saber o que significam – e como as aplicar nas vossas amostras – vejam a explicação da knitwear designer Filipa Carneiro, aqui (podcast Knit for a happier world, Ep. 12, 52′).

0

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carrinho

Temos novidades para si. Clique aqui e subscreva a nossa newsletter.