Sustentabilidade [1] – Utilizar recursos existentes

Já lá vai o tempo em que “sustentabilidade” era apenas um conceito vago, algo indefinido e sem lugar na vida das pessoas e das empresas. Hoje ela assume uma dimensão não só ambiental, mas também económica e social, e é factor determinante na tomada de decisões dos consumidores e das empresas.

Na Rosários 4, há já muito que os fios de fibras naturais vão ocupando um lugar cada vez maior nas colecções que criamos e produzimos. E para além destes, também as fibras orgânicas e certificadas estão no topo das nossas prioridades, e todos os anos apresentamos mais referências com estas características. Em 2020, por exemplo, fizemos uma actualização ao nosso fio Bouquet (100% algodão), que passou a ser produzido com algodão orgânico, com certificação GOTS.

Mas a perspectiva sustentável é muito mais abrangente do que o olhar em frente. É também necessário olhar para trás – para o que já existe, o que já foi produzido e os materiais disponíveis, com o objectivo de descobrir o que pode ser utilizado e, assim, reduzir uma necessidade excessiva de produção e um consumo desnecessário de matérias-primas.

Com o entusiasmo que acompanha sempre a descoberta, fomos às prateleiras dos fios vintage buscar inspiração – e fio! ROCA foi o escolhido, um fio super volumoso de lã (93%) com um apontamento de poliamida (7%). Com esta espessura, tricotámos uma camisola num abrir e fechar de olhos.

Para terminar, deixamos uma sugestão: visite retrosarias para descobrir algo mais do que as novidades. Peça para ver os fios antigos, os descontinuados e os novelos “solteiros” que, por ficarem sozinhos, não foram os escolhidos. Há muitos tesouros esquecidos nas prateleiras, que aguardam apenas que alguém se lembre deles. E, quem sabe, com o vosso entusiasmo e criatividade, podem ser transformados em algo completamente novo.

0

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carrinho

Temos novidades para si. Subscreva a nossa newsletter.