195 | Camisola Tricana [Poveira]

AMOSTRA

16,5 malhas e 26 filas (10x10cm) em ponto jersey com agulha n.º 5.

FIO

10 (12, 13) novelos Capuccino Rosários 4, cor 13 (50g/95m) – cor principal.
1 novelo Capuccino Rosários4, cor 3 (50g/95m).
1 novelo Capuccino Rosários 4, cor 11 (50g/95m).

AGULHAS

Agulha circular n.º 5.

ACESSÓRIOS

1 agulha auxiliar (para remate a 3 agulhas), marcadores de malhas, fita métrica, agulha de tapeçaria, lã de desperdício e alfinetes de segurar malhas.

TAMANHOS

S, M, L.

MEDIDAS

82,5 (92, 102) cm de contorno de peito (medidas finais da peça no esquema do PDF).

Esta camisola é tricotada de baixo para cima, do cós para o decote, e sem costuras. O corpo é tricotado em circular, pelo lado do direito (sempre em meia), até à altura das cavas. Em seguida, separam-se as frentes e costas que se tricotam em idas e voltas até à altura dos ombros. As mangas são tricotadas desde as malhas apanhadas na cava para os punhos, também em circular e pelo lado do direito. A gola é formada a partir de malhas apanhadas ao redor do decote e, no final, são bordados os desenhos em ponto de cruz sobre a malha.

Este modelo foi inspirado nas tradicionais camisolas Poveiras (Póvoa de Varzim). Da camisola de pescador manteve diversas características, como o decote frontal vertical, o cós com ponto ziguezague e malha de mousse, o encaixe das mangas e os tradicionais bordados. Nesta reinterpretação da peça, o modelo foi ajustado, tornando-se assim mais feminino, e os bordados ganharam mais delicadeza – não só a nível do desenho, mas também nas cores utilizadas.