220 | Fofo 2019

Em 2019 há fofos diferentes para tricotar todos os meses. O esquema base é o tutorial n.º 220, disponível abaixo para download, e a cada mês vamos lançar um novo gráfico, desenhado pela Filipa Carneiro, com o motivo que vai decorar a peça.

COMO ADQUIRIR OS GRÁFICOS?

Todos os meses será lançado um novo gráfico, para tricotar neste modelo base. Estes gráficos têm o formato de um postal e estarão disponíveis para venda nas retrosarias (pontos de venda Rosários 4) que se associarem a esta campanha. Cada postal pode ser adquirido pelo valor de 1€.

QUEM VAMOS APOIAR COM ESTA CAMPANHA?

O valor resultante da venda dos postais reverte para a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro. O objectivo será a aquisição de equipamentos de estímulo do vínculo afectivo entre os bebés prematuros e os pais, para unidades de cuidados intensivos neonatais.

MODELO

Este fofo é tricotado de baixo para cima e sem costuras. Começamos por tricotar as abas inferiores que depois são unidas para tricotar o corpo do fofo em circular até à cava. Aqui a frente e as costas são separadas e tricotadas em idas e voltas. O desenho é formado simplesmente alternando malhas de meia e de liga que criam o motivo em relevo – simples e eficaz!

AMOSTRA

23 malhas e 32 carreiras (10×10 cm) em ponto jersey com agulha 3 mm.

Nota: a amostra de referência foi obtida com o fio For Nature; se optar por tricotar com um fio mais fino (Happy Baby, Bio Love, Caravela, Merino Land ou CamWool) deverá tricotar o tamanho acima do tamanho final pretendido. Se optar por tricotar com um fio mais grosso (Solo Latte ou Belmonte) deverá tricotar o tamanho abaixo do tamanho final pretendido. Em caso de dúvida, opte pelo tamanho maior.

FIOS, AGULHAS e ACESSÓRIOS

Consultar o pdf (abaixo).

Design: Filipa Carneiro 

CATÁLOGO DE CORES