Episódio 3 – substituir os fios recomendados nos modelos
O que ter em conta quando decidimos usar, num determinado modelo, um fio diferente daquele que é recomendado? Se a escolha não for feita correctamente pode comprometer todo o trabalho – ou porque as medidas não batem certo (se, por exemplo, a espessura do fio for diferente), ou porque a malha tecida não se comporta da mesma forma (por exemplo, quando se opta por uma composição ou fibras diferentes), etc.
Essencial, sempre, quer se troque o fio ou não, é fazer uma amostra para obter os valores de referência e, assim, garantir que a peça finalizada fica com as medidas pretendidas.
O terceiro episódio deste “tricotar por um mundo mais feliz” contou com a visita de uma convidada: a designer Maria Fernanda – Maria G Knits, e co-fundadora do festival de tricot Knit With Friends, no Porto, que nos falou sobre a cor (conjugação, contrastes e harmonias).
Para ver tudo, basta clicar aqui:
É o xaile Douro, criado pela Filipa com os fios Douro e da Rosários 4. A Filipa está a usar uma versão do modelo tricotado apenas com o fio Douro, resultando num xaile um pouco mais pequeno, mas perfeito para usar praticamente durante o ano inteiro.
O tutorial do xaile Douro esta disponível para download gratuito no site da Rosários 4, aqui, e também no Ravelry.