#knitforahappierworld | episódio n.º 3

#knitforahappierworld

Episódio 3 – substituir os fios recomendados nos modelos

 

O que ter em conta quando decidimos usar, num determinado modelo, um fio diferente daquele que é recomendado? Se a escolha não for feita correctamente pode comprometer todo o trabalho – ou porque as medidas não batem certo (se, por exemplo, a espessura do fio for diferente), ou porque a malha tecida não se comporta da mesma forma (por exemplo, quando se opta por uma composição ou fibras diferentes), etc.

Essencial, sempre, quer se troque o fio ou não, é fazer uma amostra para obter os valores de referência e, assim, garantir que a peça finalizada fica com as medidas pretendidas.

O terceiro episódio deste “tricotar por um mundo mais feliz” contou com a visita de uma convidada: a designer Maria Fernanda – Maria G Knits, e co-fundadora do festival de tricot Knit With Friends, no Porto, que nos falou sobre a cor (conjugação, contrastes e harmonias).

Para ver tudo, basta clicar aqui:

 

O que é o #knitforahappierworld?
Trata-se de um programa semanal, com a designer Filipa Carneiro e Liliana Carvalho, da Rosários 4, onde são abordados os mais diversos temas relacionados com o mundo dos fios e manualidades. São conversas informais, transmitidas em directo, à sexta-feira, no canal de youtube da designer, e que ficam depois disponíveis para visualização em qualquer altura.

 

E o modelo usado pela Filipa Carneiro e a Liliana Carvalho?

É o xaile Douro, criado pela Filipa com os fios Douro e   da Rosários 4. A Filipa está a usar uma versão do modelo tricotado apenas com o fio Douro, resultando num xaile um pouco mais pequeno, mas perfeito para usar praticamente durante o ano inteiro.

O tutorial do xaile Douro esta disponível para download gratuito no site da Rosários 4, aqui, e também no Ravelry.

0

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carrinho

Temos novidades para si. Subscreva a nossa newsletter.