Feminina e muito confortável, a camisola Capuccino é uma peça inspirada nas tradicionais camisolas Poveiras. Da camisola de pescador manteve diversas características, como o decote frontal vertical, o cós com ponto ziguezague e malha de mousse, o encaixe das mangas e os tradicionais bordados.
Nesta reinterpretação da peça, o modelo foi ajustado, tornando-se assim mais feminino, e os bordados ganharam mais delicadeza – não só a nível do desenho, mas também nas cores utilizadas.
Os bordados de inspiração marítima e pesqueira são uma das características das tradicionais camisolas poveiras e que continua presente novo modelo – mas com uma nova abordagem. Porque se trata de uma peça feminina, os bordados foram simplificados – na forma e na quantidade – apresentando-se com um bordado principal, na frente, e outros dois apontamentos, mais simples, nos punhos. Um dos elementos aqui presentes é o coração, muito utilizado nas camisolas poveiras.
Pode parecer difícil, mas não é! Quem o diz é a Nionoi – Filipa Carneiro, criadora da peça, e que explica neste vídeo como bordar ponto de cruz em tricot.
FIO
10 (12, 13) novelos Capuccino Rosários 4, cor 13 (50g/95m) – cor principal.
1 novelo Capuccino Rosários4, cor 3 (50g/95m).
1 novelo Capuccino Rosários 4, cor 11 (50g/95m).
AGULHAS
Agulha circular n.º 5.
ACESSÓRIOS
1 agulha auxiliar (para remate a 3 agulhas), marcadores de malhas, fita métrica, agulha de tapeçaria, lã de desperdício e alfinetes de segurar malhas.
TAMANHOS
S, M,L.
Camisola criada por Filipa Carneiro (Nionoi – Filipa Carneiro).
Vania K
Muito belo este trabalho!