Cachecol Poeta

FIO

1 novelo  Rosários 4 (150g/315m).

AGULHAS

Agulhas tricot 6 mm.

ACESSÓRIOS

1 agulha de costura. Cartão para molde de pompons ou pendentes (borlas). 2 metros de fio contrastante (para montagem provisória). Tesoura.

PONTOS

Jarreteira (meia dos dois lados do trabalho).

MEDIDAS

21 cm de largura x 135 cm de comprimento.

AMOSTRA

10×10 cm = 15 m x 32 carr de jarreteira [16 riscas de jarreteira].

DESIGN

Fátima de Haan

Montagem

Montar 37 malhas.

Nota: se pretender usar apenas um novelo, e quiser o seu cachecol seja mais longo, deverá diminuir o número de malhas na montagem. Se aumentar a largura, terá de diminuir o número de carreiras.

INSTRUÇÕES

Esta peça não tem direito nem avesso – é reversível. Não há, por isso, referência a lado direito nem avesso.

Distribuição de malhas, de forma a que o acabamento dos lados do tricot fique perfeito:

1) as primeiras 2 malhas de cada carreira começam da mesma forma; 2) as últimas 2 malhas de cada carreira, terminam da mesma forma; 3) a primeira malha da cada carreira é sempre passada sem tricotar, em liga (p1c/L), com o fio na frente do trabalho. 4) a penúltima malha da cada carreira é sempre passada sem tricotar, em liga (p1c/L), com o fio na frente do trabalho.

Carr 1: p1c/LM, tricotar em meia até 2 malhas antes do final da carreira, p1c/L, M. Carr 2: p1c/LM, tricotar em meia até 2 malhas antes do final da carreira, p1c/L, M.

Continuar como descrito acima, até atingir o tamanho pretendido, deixando alguns metros de fio para produzir os pompons ou os pendentes (borlas).

Alternativa

Caso tenha optado por fazer inicialmente uma montagem provisória, cerzir as malhas nas duas extremidades, tendo o cuidado de dar uma volta ao trabalho para ficar torcida, se pretender fazer um cachecol em mobius.

Sugestão de cerzir

Retirar a linha de desperdício da frente e cerzir, usando o método Kitchener stitch, que permite rematar as malhas, sem costura; ou tricotar juntos os dois extremos com uma terceira agulha de tricot.

Acabamento

Lavar a peça e estendê-la numa superfície plana sobre um pano macio. Deixar secar num espaço fresco e sem luz directa do sol. Colocar os pompons depois de seco.

 

Abreviaturas

carr: carreira
m: malha
M: malha de meia
p1c/L: passar uma malha, sem trabalhar, em liga.
0

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carrinho

Temos novidades para si. Subscreva a nossa newsletter.