• Português
  • English
  • Español
  • Deutsch
  • Русский
  • Français

A história do poncho Marialva

Leve, confortável e com detalhes irresistíveis, este poncho poderá facilmente tornar-se na sua peça preferida da próxima estação! Luísa Ló criou e tricotou a peça usando o fio Marialva, uma das novidades Rosários 4 para o Outono/Inverno.

 

A história do poncho Marialva

 

“ Imaginei logo uma peça grande que chamasse a atenção, não pela cor ou formato mas pela sua textura.”

 

Ainda se trabalhava o cartaz de cores do Marialva na Rosários 4 quando o desafio foi lançado à Luísa Ló: tricotar uma peça com o novo fio. E o fio não poderia ter tido melhor recepção, tal como conta a própria Luísa:
“Quando vi o fio Marialva foi amor à primeira vista! Foi-me apresentado num novelo de 100g e numa só cor. Não sabia ainda a composição mas bastou o toque para o achar maravilhoso. Percebi de imediato que iria fazer um trabalho lindo. Macio ao toque, incorporado quanto basta e muito confortável.”
O fio despertava emoções, mas também inspiração, pois rapidamente se definiu a peça a tricotar: “Imaginei logo uma peça grande que chamasse a atenção, não pela cor ou formato mas pela sua textura. Teria de ter pontos trabalhados e com relevo, que saltassem à vista, como torcidos mais elaborados e pontos com textura, como o ponto de arroz ou até as eternas rosinhas de Portugal. Teria de ser uma peça simples, prática, contemporânea, mas confortável e com um toque de classe. Uma peça que, vista de perto, se tornasse ainda mais bonita devido aos detalhes dos pontos usados. Este fio merecia uma peça que desse nas vistas!”

 

E o resultado só podia ser este: um poncho deslumbrante, que apetece tocar e ver de perto para apreciar cada detalhe, cada ponto e cada textura. Foi precisamente o que aconteceu em Colónia, Alemanha, na feira Handarbeit und Hobby (Março 2017), onde a Rosários 4 apresentou a nova colecção Outono/Inverno 2017/2018, e onde o poncho Marialva assumiu um lugar de destaque.

 

O cartaz de cores

As tendências para a nova estação foram o ponto de partida para a criação do cartaz de cores, que conta também com alguns tons clássicos que não poderiam faltar num fio como este. São, no total, 20 cores, que podem ser trabalhadas individualmente ou combinando vários tons, para criar padrões ou blocos de cor.

 

E perante uma paleta como esta, a dificuldade está na escolha, como conta a própria Luísa: “Mais tarde vi o cartaz de cores e o difícil foi escolher. A cor usada para o poncho foi a cor 01 por ser uma cor sensata, que desse com tudo e transmitisse um ar clássico, com algum elemento de luxo. A minha vontade inicial era fazê-lo na cor verde esmeralda ou laranja, pois foram as duas cores que saltaram do cartaz directamente para o coração! No entanto, a mente e a lógica tiveram mais força…”
A composição do fio veio confirmar as expectativas da Luísa Ló: “É, de facto, um fio de excelente qualidade: 60% acrílico, que o torna num fio prático e duradouro, 25% lã e 15% alpaca – que lhe dá a suavidade e o toque macio. Sendo um fio muito leve, faz com que cada novelo tenha 350 metros e consequentemente renda muito!”

 

Depois do poncho, há novos projectos com o fio Marialva!

 

A experiência de criar e tricotar com o fio Marialva é para repetir. É por isso que nas agulhas da Luísa já corre outra vez o fio Marialva: “De todas as peças que tenho elaborado ultimamente esta foi, sem dúvida, a minha favorita, não só pelo resultado como também pelo prazer que me deu trabalhar com este fio. Ele literalmente desliza nas agulhas, e isso para nós tricotadeiras é um factor extremamente importante e motivador. Estou neste momento a tricotar uma peça com este fio usando duas cores em simultâneo para fazer um efeito de mosaico, e confesso que o resultado está a superar as minhas expectativas. É um trabalho que exige alguma concentração – e muitas vezes engano-me – mas este fio é tão fácil de trabalhar que também se torna um fio fácil de desmanchar! Outro factor muito importante para uma tricotadeira.
E quanto a projectos futuros? “Quando terminar esta peça tenho planeado fazer dois ponchos para mim, mas desta vez nas cores que me saltaram para o coração quando vi o cartaz!”

O tutorial está disponível para download gratuito aqui.

3

3 thoughts on “A história do poncho Marialva

    • Cara Filomena,
      Obrigado pela sua mensagem. O link já se encontra disponível e poderá fazer o download do tutorial. Aproveitamos para informar que os nossos tutoriais em PDF estão disponíveis para download no menu MODELOS, no topo do site.
      Obrigado e esperamos que continue a acompanhar-nos aqui, no site da Rosários 4, e nas redes sociais onde a marca também está presente.
      Tudo de bom e bom tricot! 🙂
      #knitforahappierworld

        Responder

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

TEMOS NOVIDADES PARA SI. SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER.

%d bloggers like this: