português  ::  english  ::  français  ::  castellano  ::  russian
» Home » A Rosários 4 » A Empresa » Historial

Historial

A Rosários 4 é uma empresa fundada em 1979 especializada em tinturaria de fios e na sua comercialização.

Em 1986 alargou a gama de produtos, iniciando a produção de fios para tricot tendo previamente adquirido equipamentos produtivos para o efeito.

Em 1989 iniciou-se a produção de fios para a indústria registando-se na altura a aquisição de novos equipamentos.

Em 1995 iniciou-se a comercialização de fios de tapeçaria, em especial fios de Arraiolos, e em 1997 a comercialização de fios para bordados.

A Rosários 4 conquista a certificação pela Norma da Qualidade ISO 9002 em 2000, ano em que dá também início ao processo de internacionalização da empresa, estando neste momento presente em vários mercados de todo o mundo. Em 2003 procedeu-se à transição para a Norma de Qualidade ISO 9001: 2000.

Em 2005 iniciou-se um projecto de desenvolvimento organizacional, de forma a optimizar processos, envolver os diferentes trabalhadores e aumentar a eficiência interna. Este ano marcou também o lançamento da revista especializada da empresa, Knitting Ideas, difundida no mercado nacional e externo.

Em 2006 a empresa decidiu estrategicamente apostar nas fibras naturais e foi pioneira a nível mundial na produção de fio para tricot 100% bambu, apresentando-o na Alemanha, na principal Feira europeia do sector. Neste ano recebeu o Prémio de PME Líder e, um ano depois, lançou os fios 100% proteína de leite e 100% fibra de milho. Em 2008 apresentou na mesma Feira, na Alemanha, o tingimento natural, utilizando apenas corantes à base de plantas e frutos e extractos de insectos. Hoje a Rosários 4 é considerada uma empresa de referência a nível nacional e internacional.