• Português
  • English
  • Español
  • Deutsch
  • Русский
  • Français

História da Rosários 4

UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU  DUAS GERAÇÕES ANTES DA FUNDAÇÃO DA EMPRESA

É no topo da vila de mira de Aire que se encontra a fábrica de fios Rosários 4, voltada para as encostas da serra que corre junto à vila. A história da Rosários 4 começou precisamente ali, no final da década de 70, com a tinturaria a dar cor aos fios pela mão de Manuel Delfim do Rosário, fundador e tintureiro da fábrica.

Mas a ligação à lã e ao trabalhar dos fios há muito que fazia parte da família – já na década de 30 os avós maternos e os tios de Manuel Delfim cardavam e fiavam lã, que era utilizada para fazer gorros e mantas. Também a mãe trabalhava neste sector: era tecedeira e fazia mantas em teares de madeira. As mantas são, ainda hoje, peças de tradição na região.

A indústria têxtil era então uma das mais importantes na região e tanto o fundador como a esposa, Conceição, trabalharam numa fábrica de têxteis. Foi assim que ao saber fazer acumulado ao longo de várias gerações se juntou a experiência e o conhecimento, que conduziram à criação da Rosários 4.

O PRIMEIRO FIO DE TRICOT

No início, a actividade da Rosários 4 concentrava-se na tinturaria, onde fios de lã e sintéticos ganhavam cor para responder às necessidades das muitas fábricas de malhas que laboravam na altura.

No entanto, rapidamente a fábrica cresceu, e à tinturaria juntou-se a fiação, iniciando-se a produção de fios para tricot ainda na década de 80. Catita, um fio de acrílico, foi o primeiro fio de tricot a ser produzido. Hoje, já com mais de 30 anos, continua a fazer parte da colecção de fios Rosários 4 e é, para muitos, um clássico e um fio de eleição.

ARRAIOLOS, FIO DE TAPEÇARIA E FIO PARA BORDAR

 

A tapeçaria de Arraiolos é uma das tradições de bordados mais antigas e importantes de Portugal. É feita com fio 100% lã em tela de juta, criando os tradicionais motivos e padrões deste tipo de tapeçaria. Foi em 1995 que a Rosários 4 começou a produzir fio de Arraiolos 100% lã, com certificação Pure New Wool, sendo hoje uma referência, não só pela qualidade, mas também pelo vasto cartaz de cores – mais de 400 – um verdadeiro incentivo à criatividade e à preservação de uma tradição centenária.

Foi também nesta altura que a Rosários 4 começou a produzir fio de tapeçaria e acrescentou o fio para bordar à sua colecção.

UMA COLECÇÃO INOVADORA E CADA VEZ MAIOR DE FIOS DE FIBRAS NATURAIS

A aposta da Rosários 4 em fios de fibras naturais faz parte da política e posicionamento da empresa, resultando não só da resposta a uma crescente procura de fios de qualidade, mas também de uma postura atenta e ambientalmente consciente que caracteriza e é transversal a toda a actividade da empresa.

Desta forma, a nossa Ecofriendly Collection, uma marca registada, tem vindo a crescer colecção após colecção, apresentando fios das mais diversas composições: lã, algodão, linho, seda, fibra de milho, bambu, proteína de leite, cana de açúcar e cortiça – matéria vegetal da qual Portugal é o maior produtor a nível mundial.

Para além dos fios de fibras naturais, a Rosários 4 desenvolveu também uma colecção de fios com tingimento natural, criada a partir de corantes de origem vegetal ou animal.

 

NOVOS PRODUTOS A CADA ESTAÇÃO

Duas vezes por ano, a Rosários 4 lança novas colecções de fios, criadas acompanhando as actuais tendências e as expectativas do mercado. A feira Handarbeit und Hobby, em Colónia, Alemanha, onde a Rosários 4 está presente desde 2003, tem sido um dos principais momentos de apresentação dos novos produtos. 2017 não foi excepção e, para além das novas colecções de fios, a Rosários 4 lançou também nesta edição da feira o kit de tingimento, para tingir fios em casa. Este novo produto foi recebido com grande entusiasmo, tanto no mercado nacional e internacional.

À CONQUISTA DE NOVOS MERCADOS

A mudança de milénio trouxe também uma mudança no olhar, que se voltou para o mercado externo, dando assim início ao processo de internacionalização. Desde então, a Rosários 4 tem conquistado o seu lugar em diversos mercados – não só na Europa, mas também na Ásia, Austrália e América.

A apresentação de produtos de qualidade e de valor acrescentado tem permitido à Rosários 4 afirmar-se como marca de referência. O facto de ser uma empresa produtora é, mais do que nunca, uma vantagem e factor de diferenciação, permitindo responder de uma forma personalizada, desenvolvendo soluções à medida das necessidades de cada cliente.

TEMOS NOVIDADES PARA SI. SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER.